Equivalência do diploma de Fisioterapia em Portugal.

Oi pessoal!

Hoje o assunto é sobre equivalência do diploma de Fisioterapia em Portugal.
Sou fisioterapeuta, formada há 14 anos pela Universidade Gama Filho, fui sócia durante dois anos do Centro Terapêutico Oscar Pimenta, juntamente com meus queridos amigos Bruno Eustáquio e Daniele Viana (execelentes profissionais, com uma formação impecável, sempre atualizados). Tenho formação nos mais diversos métodos de Terapia Manual, como também fiz parte da Câmara Técnica de Oncologia do CREFITO.
Fisioterapia nunca foi minha primeira opção profissional, tanto que abandonei tudo para fazer medicina, mas posso dizer que aprendi a amar, valorizar e respeitar essa profissão.

Aqui em Portugal fiquei decepcionada, parece que estamos falando de uma fisioterapia muito antiga, aquela velha fisioterapia sem reconhecimento e valorização no Brasil. Espero que isso mude, mesmo.
Hoje existe uma Associação Portuguesa de Fisioterapia (APFISIO), ainda em crescimento. Não existe uma Ordem dos Fisioterapeutas, mas foi aprovada pelo Governo recentemente, então creio, bem como espero que a situação do fisioterapeuta melhore em Portugal.

O fisioterapeuta em Portugal pode atender demanda espontânea, mas  muitas vezes não é assim, pois a orientação passada é que o doente deve procurar o médico (especiliade de Medicidina Física e Reabilitação). Coisa que não acontece tanto com o Osteopata (curso de licenciatura com duração de 04 anos).

Algumas pesquisas dizem que temos poucos fisoterapeutas no país. Ok, devo concordar, mas cuidado, pois temos os auxiliares de fisioterapia, osteopatas e uma parte da enfermagem dedicada aos cuidados intensivos.

Como muitos sabem, o salário mínimo em Portugal é baixo, o de fisioterapeuta também é, li vários depoimentos, o faturamento pode ser de 600 euros até 1000 euros, normalmente a carga horária será de 40h semanais com salário de 750 euros.

Indico a página do facebook Fisioterapeutas Brasileiros em Portugal, tem um material maravilhoso, os profissonais que lá estão fazem um trabalho muito bom. Grupo muito organizado.

Dito tudo isso, explico como iniciar o processo em Portugal. Mas não se esqueçam, tenham os pés bem firmes ao chão, tenha um ótimo planejamento, principalmente financeiro. Não tome como verdade absoluta uma única opinião, tenha um filtro, muitas opiniões são exageradas, seja de maneira positiva ou negativa. Não tenha preguiça de ler e pesquisar, estamos falando do seu futuro.

Informação retirada do site da ACSS: “A profissão de fisioterapeuta Centra-se na análise e avaliação do movimento e da postura, baseadas na estrutura e função do corpo, utilizando modalidades educativas e terapêuticas especificas, com base, essencialmente, no movimento, nas terapias manipulativas e em meios físicos e naturais, com a finalidade de promoção da saúde e prevenção da doença, da deficiência, de incapacidade e da inadaptação e de tratar, habilitar ou reabilitar indivíduos com disfunções de natureza física, mental, de desenvolvimento ou outras, incluindo a dor, com o objetivo de os ajudar a atingir a máxima funcionalidade e qualidade de vida.” (Dec- Lei n.º 261/93 de 24 de julhoProfissão devidamente reconhecida e regulamentada nos termos da Lei, sendo a Administração Central do Sistema de Saúde a autoridade nacional competente.”

Para a equivalência acadêmica do diploma de Fisioterapia, temos duas opções;

– 1º opção: Pedir a equivalência acadêmica do seu diploma dirigindo-se à secretaria de uma escola pública que tenha o curso de fisioterapia, e pedindo para que façam a equivalência dos certificados curriculares e diploma. Com essa equivalência poderá depois pedir a cédula profissional à ACSS.

Esse processo tem um custo elevado, assim como mais burocrático. Percebi que sempre existe diferença entre instituições, seja no custo, demora e burocracia. Então sugiro que faça um ótimo estudo antes de submeter seu processo.

Custo pode variar de 350 Euros a 500 Euros, ainda pode ser necessário cursar algumas disciplinas, como também o pedido pode ser negado.

Instituições:

UNIVERSIDADE DE AVEIRO – ESCOLA SUPERIOR DE SAÚDE DE AVEIRO
Campo Universitário de Santiago
3810-193 AVEIRO
Tel.: 234 401 558
E-mail: sre@ua.pt
https://www.ua.pt/

INSTITUTO POLITÉCNICO DE SETÚBAL – ESCOLA SUPERIOR DE SAÚDE DE SETÚBAL
Campus do Instituto Politécnico de Setúbal
Estefanilha, Edifício ESCE
2914-503 SETÚBAL
Tel.: 265 709 395
E-mail: info.ess@ess.ips.pt
https://www.ess.ips.pt/

INSTITUTO POLITÉCNICO DE CASTELO BRANCO – ESCOLA SUPERIOR DE SAÚDE DR. LOPES DIAS
Avenida do Empresário
Campus da Talagueira
6000-767 CASTELO BRANCO
Tel.: 272 340 560
E-mail: secretaria@esald.ipcb.pt
https://www.esald.ipcb.pt/

INSTITUTO POLITÉCNICO DE COIMBRA – ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA DA SAÚDE DE COIMBRA
Rua 5 de Outubro
S. Martinho do Bispo Apartado 7006
3040-854 COIMBRA
Tel.: 239 802 430
E-mail: geral@estescoimbra.pt
https://www.estescoimbra.pt/

INSTITUTO POLITÉCNICO DE LISBOA – ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA DA SAÚDE DE LISBOA
Av. D. João II
Lote 4.69.01
1990-096 LISBOA
Tel.: 218 980 400
E-mail: estesl@estesl.ipl.pt
https://www.estesl.ipl.pt/

INSTITUTO POLITÉCNICO DO PORTO – ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA DA SAÚDE DO PORTO
R. Valente Perfeito, 322
4400-330 VILA NOVA DE GAIA
Tel.: 222 061 000
E-mail: geral@estsp.ipp.pt
https://www.estsp.ipp.pt/

INSTITUTO POLITÉCNICO DE LEIRIA – ESCOLA SUPERIOR DE SAÚDE DE LEIRIA
Campus 2, Morro do Lena – Alto do Vieiro
Apartado 4137
2411-901 LEIRIA
Tel.: 244 845 300
E-mail: esslei.leiria@esslei.ipleiria.pt
https://www.esslei.ipleiria.pt/portal/

Informo que com a equivalência pedida na 1ª opção poderá futuramente continuar os seus estudos acadêmicos em Portugal, caso queria tirar uma Pós-graduação, um Mestrado ou um Doutoramento. A 2ª opção de reconhecimento, que descrevo mais baixo, só será a nível profissional e para continuar os seus estudos em Portugal terá que fazer a 1ª opção de equivalência.

– 2º opção: Solicitar o reconhecimento das suas qualificações à ACSS seguindo este link: http://www.acss.min-saude.pt/…/tecnico-de-diagnostico…/ , uma vez feito esse pedido de reconhecimento, se aceite, será contactado para continuar o processo para obter a sua cédula profissional.

Documentos necessários:

– Estando no Brasil, solicitar junto ao COFFITO uma Declaração de Qualificação, a mesma será reconhecida em Portugal (documento original)

– Estando em Portugal, solicitar a Declaração na Embaixada do Brasil em Lisboa (documento original)

– Diploma (cópia simples. Dizem não ser necessário o selo de Haia, eu colocaria)

– Carteira do conselho de Fisioterapia (cópia simples)

– Passaporte (cópia simples)

– Plano de estudos

– Experiência profissional (facultativo)

– Fotografia tipo passe atual

– NIF (número de identificação fiscal – o CPF de Portugal)

– Comprovante de pagamento

– Após reconhecimento, solicitar o registo e emissão da cédula profissional na ACSS

Custo total desse processo de 150 euros até 200 euros, bem inferior ao processo iniciado na Universidade.

Link útil:

http://www.acss.min-saude.pt/

Espero que seja útil, se gostou clica no anúncio e compartilha, por favor.

 

Anúncios

11 Comments

  1. Camila Beltrame disse:

    Bom dia Fatima…Gostaria de obter informações na area da medicina. Seria possível? Att.Camila Beltrame

    Curtir

    • Fatima Calani disse:

      Camila, como vai?
      Todo o processo de medicina já foi descrito por mim em vários publicações, bem como como é trabalhar aqui e equivalência da especialidade médica
      Tira um dia e leia o conteúdo com calma.

      Curtir

  2. André Baima disse:

    Olá, Fátima. Você sabe me informar se essa segunda opção apresentada existe para fonoaudiólogo (terapeuta da fala) ? . Minha esposa, que tem cidadania portuguesa, deu entrada no pedido de revalidação do diploma pelo Instituto Politécnico do Porto (350 euros). Após mais de um ano de espera a solicitação foi negada (me informaram na secretaria acadêmica que praticamente todos os pedidos de revalidação estavam sendo sistematicamente negados). Obrigado.

    Curtir

    • Fatima Calani disse:

      André, como vai?
      Não faço ideia, infelizmente. Preciso tirar parte do dia para estudar o assunto. Se souber de algo, aviso!

      Curtir

      • André Baima disse:

        Obrigado Fátima pelo pronto retorno da minha solicitação. O curso de Fonoaudiologia no Brasil é aí dividido em dois cursos distintos, Terapia da Fala e Audiologia. Sendo assim, alegaram que ela não tinha todas as disciplinas exigidas.

        Curtir

      • Fatima Calani disse:

        Ok, é legítimo. Mas não foi dada a opção de complementar? Pergunto pois escuto muito isso para os outros cursos.

        Espero que tudo se resolva e caso descubra algo, aviso.

        Muito sucesso para vcs!

        Curtir

      • André Baima disse:

        Sim, foram informadas as disciplinas pendentes, mas que implicaria em um razoável adiamento na entrada em um mercado de trabalho já muito competitivo.

        Curtir

  3. Poliane disse:

    Bom dia Fatima! Sobre a documentação necessaria voce falou em NIF (o cpf de Portugal), vc poderia explicar um pouco mais sobre isso? Pois ainda estando no Brasil, como proceder? E se estiver em ferias em Portugal, é possivel tirar esse NIF para dar entrada no processo aproveitando a viagem? Qual seria o tempo necessario para esse processo? Desde ja agradeço.Poliane

    Curtir

    • Fatima Calani disse:

      Pelo o que entendi pode ser NIF/ BI / Passaporte, um dos três.
      Para o NIF apenas através de um cidadão português para solicitar um para ti.

      Se tiver um português que faça isso para vc, como um familiar, pode ser em suas férias.

      O NIF é fornecido na mesma hora.

      Boa sorte! 👍

      Curtir

  4. Boa tarde, sou um dos adm do grupo fisioterapeutas brasileiros em portugal. apenas um adendo, o custo pela acss é de 50 euros para a validacao e 60 euros pela cedula profissional. Entre em contacto se precisar de algum detalhe.
    Parabens pelo blog
    Bruno Garcez de Oliveira

    Curtir

    • Fatima Calani disse:

      Olá bruno, como vai?
      Parabéns pelo grupo.
      Quando falo custo médio levo em consideração correspondência, selo de Haia que hoje custa 70 reais, aquelas burocracias que acaba por pesar.
      Fico grata pela preocupação e otímo ter mencionado os valores.
      Desejo muito sucesso para ti.

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: