Prova do Harrison – Prova Nacional de Seriação.

 

Titulo

2

Olá pessoal!
Antes de inicar mais uma publicação, quero deixar claro o motivo de minha ausência no blog. Estive estudando muito nos últimos meses, muito mesmo, exatamente para essa prova que vou comentar no post.

Prova do Harrison, o que és tú?

Esse é um nome “carinhoso”dado ao exame para o procedimento concursal de ingresso no internato médico (residência médica no Brasil), conhecido também como PNS (Prova Nacional de Seriação).

Esse é o mesmo concurso utilizado para o acesso ao ano comum (assunto de outro post). Em resumo, ano comum é pré requisito para iniciar o internato (residência), como também para aqueles que ainda não possuem autonomia.

Fátima, é como no Brasil que fazemos várias provas?

Não. Aqui é um único exame para todas as instituições cadastradas. Todas as suas fichas são colocadas aqui, se não for bem no exame, já era! Terá que tentar nota no próximo ano.

Tem muita vaga?

Não! Exceto medicina de família. Mas nunca sobra vaga.

Esse exame é pago como no Brasil?

Não. O único custo que temos é com o envio através de carta registada (aqui se escreve assim), com aviso de receção.

 

1

 

É uma prova difícil?

Sim, com toda certeza. Não por exigir um super raciocínio clínico ao responder as questões, longe disso. Mas pelo fato de ser uma prova extremamente decoreba, sem exageros. E decorar muitas páginas, com muitas tabelas, não é tarefa fácil. Fora que não basta decorar, você precisa entender, bem como fazer muita questão, ajudando assim na memorização. Creio que deu para perceber que não é uma tarefa fácil, como também não se adquire esse conhecimeto em poucos meses. O Harrison exige dedicação, quase um casamento, brincava que trai o Felipe por quase 7 meses, ele mais do que ninguém presenciou todo meu esforço, não sai de casa, estudava 6h no início, depois passei para 8h, depois para 10h e em alguns dias cheguei até 12h, sem exageros, isso foi real.

Fátima, mas mesmo com todo esse estudo você não conseguiu? Não! Então percebam que o buraco é fundo, não sejam vaidosos, respeitem esse exame, melhor dica que posso dar é essa.

Além de precisar ir com o máximo de informações para o exame, precisa levar em consideração o tempo, ele pode acabar com você. Temos 150 minutos para responder 100 questões, um minuto para cada questão, o restante fica para você marcar o cartão resposta e revisar. Tarefa puxada, pode apostar!

Outra coisa muito importante, tente manter o controle, não permita que o nervosismo tome conta da situação.

Nos últimos 15 dias antes da prova, fiz 1000 questões comentadas com tempo cronometrado.

Não se iluda, se você não estudar e não levar o Harrison a sério, não irá alcançar seu objetivo.

Outra coisa muito importante, para deixar esse exame ainda mais interessante (sendo totalmente irônica). As notas são absurdamente altas, pelo fato de não ter muita vaga, então o povo estuda ainda mais, tipo casas Bahia… Dedicação total a você.

Acho que deixei bem claro que não é brincadeira.

Esse ano, até o momento, soube de alunos TOPS da faculdade, que estudaram 14 meses e tiraram igual a mim ou um pouco mais. Então percebam que não é fácil.

Existe nota de corte?

Não. Se escolhe vaga até as mesmas terminarem. Ex: Um aluno fez 20 pontos, se tiver vaga ele vai entrar. Ano passado o último conseguiu vaga com 48 pontos para patologia.

Qual a data prevista para esse exame?

O exame acontece no mês de novembro.

Quando abrem as inscrições?

Em setembro.

Quando é publicado o edital?

Em agosto.

Fátima, o que é preciso para inscrição?

– Documento comprovativo do Número de Identificação Fiscal (NIF);

– No caso de cidadãos estrangeiros, autorização para o exercício de funções dependentes em território português ou declaração emitida ao abrigo do direito de livre circulação e residência dos cidadãos da União Europeia e dos membros das suas famílias no território nacional;

– Certificado comprovativo da conclusão de licenciatura/mestrado integrado em medicina ou da respetiva equiparação ou reconhecimento, com informação final da nota obtida, expressa ou convertida à escala de 0 a 20 valores;

– Declaração, emitida por estabelecimento de ensino superior, com indicação da classificação final do ciclo de estudos integrado em medicina, arredondada às milésimas;

– Certificado de inscrição na Ordem dos Médicos portuguesa, emitido há menos de três meses antes da data de apresentação da candidatura;

– Certificado do registo criminal, o qual pode ser substituído por declaração, sob compromisso de honra, conforme modelo disponível na página eletrónica da ACSS, I. P., de que nada consta do seu registo criminal;

– Documento comprovativo da realização, com aptidão, da prova de comunicação médica, se aplicável;

– Documento comprovativo do reconhecimento do exercício autó-nomo da medicina, se aplicável;

– Declaração comprovativa de tempo de formação especializada (anos e meses) já cumprido à data de abertura do procedimento concursal, se aplicável;

– Declaração de compromisso de honra;

– Requerimento da inscrição;

– Certificado do grau de assistente/especialista, com identificação da área de especialização, se aplicável.

Existe algum manual para ajudar?

Manual

Caso erre ao preencher o formulário digital, o que acontece?

Nada. Basta enviar um e-mail para ACSS informando o ocorrido. Após análise dos documentos o que necessitar de alteração, será feito pela equipa (aqui se escreve assim) competente.

Qual bibliografia utilizada?

19.º Edição do Livro Harrison’s Principles of Internal Medicine, na sua versão física, não integrando esta referência os capítulos já disponíveis em versão eletrónica.

Fátima, não pode ser! Terei que ler o Harrison todo?

Não é bem ele todo, mas grande parte dele. Tudo sobre: Pneumo + Gatsro + Nefro + Hemato + Cardio.

Existe algum curso preparatório como medcurso?

Sim. Exame da especilidade e Academia da especialidade.

Qual você recomenda?

Acho injusto falar isso, bem como é algo bem pessoal. Então, entre no site, pesquise e faça sua própria avaliação.

Você fez algum curso?

Não! Infelizmente quando iniciei o estudo em maio, o curso já havia iniciado e também não tinha dinheiro para pagar.

Como você fez?

Uma pessoa muito querida chamada Tami, me apresentou outra guria muito espacial chamada Luisa. Luisa já havia passado pelo exame e tinha todo o material, ela forneceu absolutamente tudo para mim, sem me cobrar nada. Mais tarde, minha querida amiga Polly, tb ofereceu material.

Nesse tempo, em conversa com a sofia, outra guria muito especial, me indicou as conversas do Harrison, são aúdios com explicação de cada capítulo, paguei cem euros (isso ainda dava).

Foi assim que estudei, peguei os slides dos cursos (são 9545 slides), li esse material por 5 vezes, li resumos, li uma coisa ou outra no livro, fiz muita questão comentada, escutei os áudios por 5 vezes (tinha áudio que durava mais de 03 horas), no mês final me inscrevi no intensivão, chamado de essencial (duração de 1 mês aproximadamente).

Como faço para ter acesso as provas antigas?

Prova do Harrison

Fátima, tem algo que achou injusto ou estranho?

Sim. Aqui existe segunda chamada, não há fiscalização de ponto eletrônico ou detector de metal, não há fiscalização rigorosa para ida ao banheiro, podemos trocar resposta após a mesma ter sido maracada no cartão resposta… Então usem a imaginação de vocês.

Como foi no dia da prova?

Minha prova foi num local muito confortável, fiscais simpáticos e tranquilos, não tenho o que reclamar. Fizeram uma chamada e entrávamos na sala, assinávamos uma folha após apresentação do cartão cidadão. Após todos sentados, distribuiram três cores de provas, então nem tente olhar para o lado… Primeiro que o tempo é curto e depois que você não vai encontrar nada.

Apenas podemos sair quando o tempo de prova terminar, os 2628 inscritos saem juntos.

Guia de estudoGuia início estudo

É isso, pessoal! Se gostou clica no link, por favor.

 

 

Anúncios

6 Comments

  1. Lailton disse:

    Nossa,
    os posts estão cada vez mais profissionais, parabéns.
    Quanto a prova, você vai passar, no momento o que está ganhando é mais medicina !!
    Será uma excelente médica.
    Mande um grande abraço ao amigo Calani.

    Curtir

  2. Danielle Sales disse:

    Fátima espero de coração que o resultado tenha sido positivo, pois sei do seu esforço e dedicação!um bjnho grande

    Curtir

  3. Adriano disse:

    Olá Fátima,
    Não consigo acessar o link das provas dos outros anos do Harrison, ele encaminha para o link da página inicial do ACSS (http://www2.acss.min-saude.pt/).
    Pretendo começar o processo de revalidar meu diploma para Portugal em breve e seu site está me ajudando bastante!
    Muito obrigado,
    Abraço

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: