Como abrir conta bancária em Portugal?

Titulo

Em nossa primeira viagem à Portugal, após alguns dias tivemos a certeza que esse era o lugar que queríamos viver, por isso fomos abrir uma conta bancária. Na época escolhemos o Deutsche Bank de Lisboa. Fomos recebidos por um senhor extremamente educado e simpático, apresentamos os documentos que achávamos que seria necessário, porém não tínhamos o NIF (número de identificação fiscal – assunto para outro post). Então voltamos para o Brasil sem conseguir abrir uma conta cá em Portugal.

Quando viemos pela terceira vez, já sabíamos o que era preciso, bem como tínhamos o NIF (CPF no Brasil). Optamos pelo banco Santander Totta. Mas Fátima, por qual motivo escolheu esse banco? Conversando com familiares e pessoas que entendem do assunto, todos falaram bem do Santander Totta e que era um banco seguro em Portugal. Com isso, resolvi escutar os mais experientes.

1

Abrimos nossa conta em Lisboa, pois até o momento ainda não havíamos definido nossa morada (residência), quando tivéssemos o endereço, bastava trocar, sem muita burocracia, coisa que português ama, sério!

Documentos apresentados:

  • NIF
  • Imposto de renda
  • Extrato bancário do Brasil
  • Passaporte (meu marido) + Cartão cidadão (meu)
  • Comprovante de residência no Brasil
  • Depósito de uma taxa de 250 euros para abertura de conta (esse valor vai variar de banco para banco)

Para maiores detalhes, sugiro entrar no site, pois até a cobrança de documentos pode variar. Para facilitar a vida de vocês, coloco o link de alguns bancos aqui em Portugal.

Novo Banco

BPI

Santander Totta

Millennium BCP

Deutsche Bank

Banco CTT

Banco Popular

Banco Mandesant

Banco Finantia

Montepio

Não se esqueçam, antes de abrir a conta, veja se o banco desejado possui agência no sítio que pretende residir.

Sobre as taxas cobradas. Lógico que cada banco possui uma tarifa, porém darei uma estimativa para vocês. Sou cliente Santander Totta Select (como se fosse o Itaú Personnalité), no Brasil pagava 70 reais para manter a conta mensalmente. Aqui, pago 05 euros! Sim, é muita diferença e causa mais uma revolta, pois pagamos extremamente caro por tudo e nunca temos serviços de excelência.

Obs: para quem gostou da caneta da foto de capa, segue o link.

Se curtiu, clica no anúncio e compartilha!

Anúncios

4 Comments

  1. Leila Yassine Abdalad disse:

    Oi Fátima, parabéns pelo blog, estou adorando ! Quem escreve é uma colega médica brasileira já aposentada, e que deseja viver em Portugal na condição de aposentada com renda. Sobre abertura de conta bancária, voce sabia que aqui no Rio de Janeiro tem um escritório do Millennium BCP ? Telefonei para eles, e basta marcar um horário, levar alguns documentos básicos e abrir a conta. Vi que esse banco integra sua lista, o que me faz ficar mais tranquila. Continue seu belo trabalho, que está sendo extremamente útil !
    PS – até pensei em validar meu diploma (UFRJ) mas será que vale a pena ? Experiencia não me falta, já que são 37 anos de formada. Mas será que vão considerar esse aspecto ?
    Abraços e mais uma vez parabéns !

    Curtido por 1 pessoa

    • Fatima Calani disse:

      Oi Leila! Como vai?
      Não sabia dessa informação, muito obrigada! Depois vou atualizar o post sobre conta bancária.
      Quero com esse blog tentar minimizar as dificuldades, pois esse processo é bem cansativo e a chegada bem difícil.
      Sobre validar o diploma, apesar de ser UFRJ, passa pelo mesmo processo, exceto se a senhora tiver doutorado. Sobre experiência, eles vão dar valor, mas para revalidar especialidade é outra dificuldade e também depende de publicações de artigos etc.
      Beijo e fica com Deus.

      Curtir

  2. Leila Yassine Abdalad disse:

    Oi Fatima, bom dia ! Vou bem, obrigada, e voces ? Obrigada pela resposta. Realmente vai ser dificil eu querer revalidar meu diploma, já que, estando aposentada, quero sossego…rsrs Fico aqui imaginando se a UFRJ faz todas essas exigencias para validar os diplomas de médicos portugueses. Acho que vou até perguntar. Mas não posso deixar de admirar a seriedade. Como eu Portugal serei paciente, e não médica, fico mais tranquila. Aliás, gostaria de sugerir um post detalhado sobre a qualidade do atendimento médico na rede pública de Portugal, em contraposição á rede privada (planos de saude). Seria útil para muitos. Eu tenho um grupo no Facebook, que criei em 19 de fevereiro último apenas para juntar num só lugar pessoas que, como eu, estão interessadas em se mudarem para Portugal. Em pouco mais de 1 mes já são quase 200 membros, o que denota um grande interesse de muitas pessoas. Já coloquei lá um link para o seu blog. E uma das preocupações é com a qualidade do atendimento médico na rede pública. O que acha ? Abraços

    Curtido por 1 pessoa

  1. […] Para iniciar seu trabalho em Portugal, necessita de NIF, IBAN (conta bancária – como abrir?), abertura de atividade nas finanças, seguro social, seguro de trabalho, cédula profissional, […]

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: