Doce e tranquila Viseu

Em nossa primeira viagem de reconhecimento, passamos rapidamente por Viseu. Quando pesquisamos sobre o melhor lugar para se viver, logo mostrou Viseu como uma das melhores cidades, com melhor qualidade de vida. Ao chegarmos, logo ficamos encantados, apesar que é difícil não gostar da maioria dos sítios.

1

No Centro de Portugal, rodeada por serras e pelos rios Vouga e Dão, ergue-se a cidade de Viseu, berço de Vasco Fernandes, e importante marco da arte sacra e da arquitetura religiosa, como comprovam as inúmeras igrejas que adornam o centro histórico. Possui cerca de 69 713 habitantes, sendo a segunda maior cidade do centro de Portugal. Tem alguns centros comerciais como:

Palácio do Gelo Shopping: com 164 lojas. Conta como lojas âncoras o Hipermercado Jumbo, Fnac (2.ª maior do país), Rádio Popular (a maior do país), Izi, C&A, H&M, Sport Zone, T&R, Natura, Polar e Brincar e ForLife, e Desigual. Das seis salas de cinema ZON Lusomundo, uma delas tem equipamento 3D. As principais atrações são o Bar de Gelo (único em Portugal), a Pista de Gelo e ainda os Terraços Panorâmicos com vista para as Serras da Estrela e Caramulo.

Fórum Viseu: esta área comercial junta 82 superfícies comerciais, com a beleza do centro da cidade e também do Rio Pavia.

Viseu Retail Park: Conta com quinze lojas. Situado na freguesia de Fragosela.

3

Palácio do Gelo Shopping

2

Cobertura do Shopping

4

Bar do Gelo de Viseu

5

Eu e meu marido no Bar de Gelo

 O seu clima é caracterizado por invernos frescos a frios, com temperaturas médias mensais entre os 6°C e os 9 a 10°C, úmidos, e relativamente ventosos, em especial no mês de janeiro. A primavera é amena, com temperaturas que podem tocar os 28 a 30°C e mínima que vão desde os 3 a 5°C até os 15°C, em dias de muito calor diurno. O verão é quente e seco, com máximas entre os 22 a 25°C e os 30 a 33°C, mínima entre os 12 e os 25°C. O Outono é úmido e fresco, com bastante precipitação e concentrada nos últimos dois meses da estação. As temperaturas vão desde a mínima, na ordem dos 4 a 15°C, ou mais nos dias de setembro e máxima que podem ir aos 30°C em setembro e os 15°C no fim de novembro.

Locais para visitar e passar dias muito agradáveis:

Santuário Nossa Senhora dos Remédios: destacam-se as escadarias em nove lances, com 686 degraus e vários patamares ornamentados com capelas, estátuas, fontes e obeliscos.

Museu Grão Vasco: este espaço museológico de Viseu possui um acervo que inclui obras de arte de diversa tipologia e cronologia. A coleção principal do Museu é constituída por um conjunto notável de pinturas de retábulo, provenientes da Catedral, de igrejas da região e de depósitos de outros museus, da autoria de Vasco Fernandes (c. 1475-1542), o Grão Vasco, de colaboradores e contemporâneos. O acervo inclui ainda objetos e suportes figurativos originalmente destinados a práticas litúrgicas (pintura, escultura, ourivesaria e marfins, do Românico ao Barroco), maioritariamente provenientes da Catedral e de igrejas da região, a que acrescem peças de arqueologia, uma coleção importante de pintura portuguesa dos séculos XIX e XX, exemplares de faiança portuguesa, porcelana oriental e mobiliário.

Quinta da Pacheca: local belíssimo, com degustação de vinhos, visita guiada, também é um lindo hotel. Sem falar na experiência das vindimas.

Caso tenha ficado interessado nessa linda e tranquila cidade, o custo de vida acaba por ser bem baixo, um aluguel de um apartamento com 2 até 3 quartos tem um custo médio de 300 até 700 euros, bem diferente dos grandes centros.

Se curtiu, clica no anúncio e compartilha!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: